A Quiropraxia é uma profissão na área da saúde reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que lida com o diagnostico, tratamento e prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético. Baseia-se no conceito de que boa saúde é resultado do funcionamento normal do corpo, principalmente do sistema nervoso, que controla as funções de todo o organismo.
Utiliza principalmente técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, para diagnosticar, tratar e prevenir as subluxações. Não faz uso de medicamentos e nem cirurgias no tratamento.
As subluxações são pequenos desalinhamentos articulares, que somente uma avaliação quiroprática é capaz de detectar. Estes desalinhamentos causam interferências no sistema nervos, prejudicando seu bom funcionamento.
As subluxações são causadas por atividades diárias incorretas ou excessivas, má postura, traumas, acidentes, posição de dormir, estresse, dentre outros.
Na primeira consulta são realizadas a anamnese, exame físico e ortopédico. Logo após, elabora-se um plano de conduta que dirá se serão necessários outros exames de imagens ou laboratoriais. Inicialmente as consultas serão mais freqüentes nas primeiras semanas e conforme a evolução do caso tornam-se mais espaçadas, chegando ao que chamamos de consultas de manutenção da saúde.
Por ser uma profissão que lida diariamente com o sistema músculo esquelético, a quiropraxia está diretamente relacionada com dores em geral:
Porém, muitos estudos demonstram sua efetividade em casos de insuficiência urinária, cólica menstruais, cólicas infantis, enurese infantil, constipação, insônia, bom controle das funções cardíacas e hormonais, além de muitas outras.