QUIROPRAXIA: Uma maneira inteligente de cuidar da saúde de sua coluna

    A coluna vertebral abriga e protege os nervos que controlam todos os órgãos e estruturas do corpo, por isso problemas de coluna podem afetar a saúde do corpo todo.

    Uma vértebra desalinhada pode ser a causa de uma doença à medida que ocasiona uma pressão constante na raiz do nervo espinhal. Este nervo passa a ter mau funcionamento, gerando dor e posteriormente problemas nos órgãos. Conforme o quiropraxista, Kleber Prianti Fontolan, o sistema nervoso é a chave da vida, controlando todo o corpo, por isso dizemos que uma coluna bem alinhada produz um organismo saudável.

    O quiropraxista é habilitado para corrigir os desalinhamentos da coluna, regularizando o fluxo neurológico e restaurando a saúde. Para determinar o tipo de tratamento mais adequado para a solução do problema do paciente são realizados exames físicos, ortopédicos, neurológicos e quiropráticos.

    Para realizar os ajustes o quiropraxista utiliza as mãos e conforme a necessidade pode utilizar alguma instrumentação especifica. 

    A quiropraxia é uma profissão amplamente reconhecida nos paises desenvolvidos como um método altamente eficiente e natural de cuidar da saúde. Essa ciência já conhecida e utilizada em todo o mundo há mais de 100 anos, é nos EUA a segunda profissão na área da saúde mais procurada pelos americanos. 

    É indicada para diferentes situações, como dores em qualquer região da coluna e problemas degenerativos, como hérnia de disco, bico de papagaio e artrose. Também é eficaz no tratamento de dores nas articulações periféricas, como ombros, cotovelos, punhos, mãos, joelhos, tornozelos e pés. O ajustamento articular também pode influenciar em algumas outras disfunções como artrites, cefaléia, labirintites, ciática, cólicas menstruais e infantis, incontinência urinária, insônia, asma, fibromialgia, diabetes, constipação intestinal, pressão arterial e disfunção da articulação temporo-mandibular.

    Jornal ZH 06/nov/2006